sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A saúde publica cearense é lamentável

Artigo de opinião
Estagiária: Joyce Marçal
O sistema público de saúde do estado do Ceará é deplorável, os cidadãos cearenses passam meses esperando para conseguir uma consulta médica em hospitais públicos, além da descriminação existente nos hospitais particulares, devido o atendimento ser feito pelo SUS, os pacientes são atendidos pela “porta dos fundos”.
Quinta-feira passada, às 7 horas da manhã, eu fui me consultar em uma clínica de oftalmologia que minha mãe indicou, a consulta era 30 reais, um preço barato comparado a uma consulta particular. Ao chegar a clinica, falei com a atendente que me informou que eu seria atendida na sala que fica atrás da clínica.
Chegando ao lugar indicado, vi que a maioria dos pacientes era de idosos, e percebi que eles eram atendidos pelo SUS. Fiquei esperando três horas, para ser atendida, e na sala de espera, algumas pessoas começaram a comentar o quanto era difícil conseguir uma consulta pelo sistema público de saúde. 

Uma senhora me falou, que uma vez teve que chamar um programa de televisão para sua mãe ser atendida, pois ela estava com dores no coração, e os atendentes alegaram não ter médicos pra atendê-la.
Fui atendida às 10 horas, eram alunos de oftalmologia que atendiam os pacientes, a sala de consulta era uma só para cada 5 pacientes, nos casos graves os oftalmologistas davam uma espécie de aula para os estudantes, eu me senti uma cobaia.
Essa experiência pra mim foi muito importante, porque só sabemos realmente como são determinadas situações quando passamos por elas. Veio-me uma reflexão, nosso país é a 8° economia do mundo, e ainda nos deparamos com problemas básicos, como o da saúde de nosso povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário